Desenho Artístico

Desenho Artístico
Bem vindos ao desenho artístico.
A procura, por parte de familiares e encarregados de educação, em proporcionar aos seus filhos e/ou educandos uma actividade artística, impulsionou-nos a desenvolver esforços no sentido de se abranger um maior leque de idades e atribuir um método adequado para a prática do desenho artístico e para a sua continuidade, direcionada a diversas técnicas de pintura.

Nesse sentido dividimos as faixas etárias em 3 grupos.
Selecione a faixa etária adequada e obtenha informações acerca dos métodos de aprendizagem do desenho artístico. Trata-se apenas de um formalismo para sabermos com quem falamos e assim proporcionar-lhe a si ou ao seu filho ou educando uma linguagem e um método adequados.
desenho de rosto

Esboço rápido de rosto de figura conhecida | lápis de grafite.



Técnicas
Desenhar implica representar graficamente um objeto ou uma ideia numa superfície, por meio de traços produzidos por determinado instrumento. Então dominar o instrumento no sentido de produzir os traços necessários de forma a representar com exatidão o objeto ou a ideia implica dominar uma determinada técnica.

Para aprender a desenhar ou aprofundar conhecimentos de desenho necessitamos aprender algumas técnicas básicas de desenho a partir das quais podemos desenvolver um estilo próprio.

Nesta área de estudo vamos abordar uma lista de materiais e respectivas técnicas: desde o mais simples e um dos mais completos instrumento de desenho, o lápis de grafite, passando pelo carvão, a sanguina até à caneta ou pena; o pincel e os lápis de cor também são aqui abordados.
Estudos
Para representar graficamente um objeto ou uma ideia numa determinada superfície precisamos de saber de que forma o vamos fazer e como o vamos desenhar.

De que ângulo vemos o objeto? De cima, de baixo? O objeto está longe ou está perto? Que intensidade de luz inside no objeto? Que sombras são projetadas? De que cor é o objeto ou qual é a sua tonalidade? É um objeto estático ou está em movimento?

Esta é a área, que aliada às técnicas, nos permite já representar qualquer objeto ou ideia numa determinada superfície.
Vamos abordar assuntos relacionados com a educação do olhar e a importância da observação, a educação da mão, como pegar no lápis e planear um esboço. Abordamos outros estudos relacionados com a perspetiva, a luz e a sombra. Falamos também sobre a composição artística, a teoria da cor e o movimento.
Motivos
Falta-nos agora uma outra área de estudo que implica a observação e a reprodução dos objetos em si. Seja qual for o tema ou o assunto que iremos desenhar, este requer a identificação do ou dos objetos.

Se temos os objetos reais na nossa frente ou se se trata de uma ideia que temos no nosso pensamento, iremos sempre precisar de referências do mundo real, de tudo o que observamos diáriamente mas que nos passa despercebido e do ambiente que nos rodeia e em que nos inserimos.

Na realidade vamos desenhar edifícios e naturezas-morta; texturas relacionadas com a natureza vegetal e mineral; paisagens e marinhas; tecidos e pregas; vamos também desenhar animais, a figura humana, em escorço e em movimento.
Práticas
No desenvolvimento da aprendizagem ou do aprofundamento de conhecimentos do desenho encontramos um mundo de teoria, estudos de como se deve ou não desenhar. Nesses estudos encontram-se as técnicas necessárias de desenho que só se adquirem educando os olhos e a mão.

Essa educação consegue-se aliando duas componentes: a teoria e a prática. Estas componentes andam sempre intimamente ligadas durante o processo de aprendizagem e aprofundamento de conhecimentos.

A prática é na realidade o elemento mais importante não só na aprendizagem mas também no desenvovimento de qualquer processo de elaboração de um desenho quer a nível pessoal quer profissional.

Vamos desenvolver ao longo as sessões exercícios de aplicação, práticas de desenho em esboço, desenho detalhado, passo a passo, até ao acabamento final.




Cronograma e outras informações sobre a ação
A data de início e o dia da semana são previsões e estão sujeitos a alterações.
Outras questões poderão ser esclarecidas via email ou telefone.
elpro@sapo.pt | 962 646 092

  • Tipo de ação: Presencial
  • Local: Albufeira (numa escola do agrupamento de escolas de Albufeira)
  • Dias: 1 vez por semana (previsto entre as 4ª feiras e as 6ª feiras - sujeito a alteração ou confirmação)
  • Horário: 17:30 - 19:00
  • Previsão de início: setembro 2019
  • Sessões: 36 sessões (36 sessões + 1 sessão inicial)
  • Sessão inicial: para esclarecimento, apresentação da ação e abordagem aos materiais
  • Tempo da ação: 54 horas
  • Duração total: 9 meses (de setembro 2019 a junho 2020) com interrupções nas férias do Natal e da Páscoa
  • Mensageiro de artes:
    Edmundo Lopes
    · Edmundo Lopes
    · Designer gráfico, Web designer, Ilustrador, Pintor de artes decorativas
    · Freelancer | Website estudiodez.com
    · Paixão pelas artes, desenho à mão livre, música, bateria e percussões.
    · Autodidacta | A pesquisa constante e a actualização de conhecimento são pontos fortes.
Desenho artístico
 




Inscrição
Os dados pessoais fornecidos apenas servem para enviar informações sobre o "desenho artístico"
assim como enviar conteúdo da ação durante a frequência da mesma.
Serão apagados caso seja solicitado.

Outras questões poderão ser esclarecidas via email ou telefone.
elpro@sapo.pt | 962 646 092
(*) Nome
(*) Email
  Telefone

(*) Condição Dos 07 aos 12 Dos 13 aos 18 Maior de 18

Dias da semana - Escolha o(s) dia(s) da semana mais convenientes, para acerto de calendário.



Mensagem




(*) Campos de preenchimento obrigatório.




© Desenhos e ilustrações: Direitos Reservados
estudiodez.com 2010 - 2019   |   elpro@sapo.pt   |   +351 962 646 092

TOPO